Brexit: Impactos Mundiais

Resultado de imagem para brexit    2016 será certamente um ano que ficará marcado na história como o ano em que uma das nações mais importantes da União Europeia, o Reino Unido, deixou o bloco, protagonizando o chamado “Brexit”. Mas, o que isso significará para a Europa? Para o mundo? E para nós, Brasileiros?

Antes de tudo é essencial que se entenda com detalhes o que significa tudo isso. O termo Brexit é uma abreviação para “British Exit”, algo como “saída britânica”, que representa exatamente essa secessão britânica da União Europeia. Britânicos foram às ruas no dia 23 de junho para votar a permanência ou saída dos britânicos do bloco. Em uma votação apertada, os que queriam a saída ganharam por 51,9% X 48,1%.

Essa votação mudou o cenário político-econômico global. Gerou um verdadeiro caos político em todo o Reino Unido, separando favoráveis e contrários a saída, acabando até com amizades. No setor Econômico, causou uma forte queda em bolsas mundiais, afetando também o Brasil. Tal movimento causou também certa polêmica quando se fala em imigrações. Há quem votou favorável a saída devido a polêmica dos refugiados, o que leva certas pessoas a crer em xenofobia por parte dos britânicos, enquanto outras pessoas concordam com tal atitude britânica, pois acreditam que é uma forma de se proteger dos atentados terroristas. Graças à essa saída, é muito provável que as nações do Reino Unido deixem de usar o passaporte europeu como requisito de imigração, o que de certa forma pode afetar muitos europeus e pessoas do mundo todo, até mesmo brasileiros.


O Brexit é com certeza um assunto que continuará questionando pessoas e gerando polêmica, afinal, são muitos fatores político-econômicos e socioculturais que estão em ambas as ideias.


Por: Kaline Matos, Matheus Monteiro e Samira Abreu.