Esportes II - Os 6 Esportes mais bizarros do mundo


              
                                      Os 6 ESPORTES MAIS BIZARROS DO MUNDO
Se você é do tipo que acha o ‘’Curling ‘’um dos esportes mais esquisitos do mundo, pode se preparar para uma surpresa. Varrer o gelo não é nada perto de competições que apostam em misturas inusitadas, tradições curiosas e um bocado de irreverência para acirrar a disputa e animar o público.
Confira 6 esportes bizarros disputados mundo afora:

1-      Boxe – Xadrez: Segundo algumas traduções, é um esporte híbrido que combina o enxadrismo e o pugilismo.
O conceito surgiu originalmente em 1992, criado pelo cartunista Enki Bilal, em cuja novela Froid-Équateur era disputada uma partida fictícia. Em 2003, o artista holandês Iepe Rubingh promoveu a primeira "luta-partida" da nova modalidade.
São quatro minutos de xadrez e três de boxe com intervalo de um minuto entre eles. Segundo algumas fontes, o tempo no ringue de boxe para cada round é de 2 minutos[carece de fontes]. Ganha quem der xeque-mate no adversário ou nocautear o outro.



2-      Sepak Takraw: É um desporto nativo do Sudeste Asiático, similar ao voleibol, mas no qual se utiliza uma bola de rattan e só se permite aos jogadores utilizar os pés e a cabeça para tocar a bola. Misto entre futebol e voleibol, é um desporto muito popular na Tailândia, Camboja, Malásia, Laos e Indonésia. O desporto terá surgido há mais de 500 anos no Sudeste da Ásia.
Tradicionalmente o takraw, como também é conhecido, era jogado em círculo onde um jogador passava a bola a outro sem deixá-la cair. No primeiro quarto do século passado, um grupo de entusiastas do esporte introduziu o uso da rede e estabeleceu regras para torná-lo mais atrativo.


3-      Hóquei subaquático: Foi inventado em 1954 em Inglaterra por Alan Blake com o intuito de entreter os mergulhadores na altura do inverno. Inicialmente chamado ” Octopush”, o Hóquei subaquático ao longo dos anos foi sofrendo modificações a nível de equipamento, número de jogadores e outros fatores decisivos para torna-lo na modalidade internacional que é hoje em dia.
É um desporto jogado numa piscina de 25m x 15m e de 2m a 3,65 m de profundidade, o jogo decorre no fundo da piscina, sem ajuda garrafas de mergulho, é jogado em apneia, somente com uma máscara de mergulho, tubo, barbatanas, luva touca de polo aquático e um taco que pode ser de madeira (stick), plástico ou outro material. As equipas são de 10 jogadores, 6 jogadores de campo e 4 no banco de substituições, o jogo tem como objetivo marcar golos com o disco de hóquei subaquático (puck) dentro de uma baliza em forma de calha com 3m de comprimento.
4-      Buzkashi: O jogo foi desenvolvido a partir de uma habilidade comum entre os cavaleiros da estepe asiática: agarrar uma cabra ou um bezerro do chão em pleno galope. O objetivo dos jogadores é agarrar a carcaça sem cabeça de uma cabra, livrar-se dos adversários e arremessá-la através de uma linha de meta, ou então, em outras versões, dentro de um barril ou de um círculo.
O jogo tem duas formas principais: Tudabarai e Qarajai. No Tudabarai, a forma mais simples, o objetivo é apenas agarrar a cabra e mover-se em qualquer direção, a salvo dos adversários. No Qarajai, os jogadores devem carregar a carcaça através de uma bandeira ou marcador em uma das extremidades do campo, e então jogá-la dentro do "Círculo da Justiça", na outra extremidade. Os cavaleiros carregam também um chicote, normalmente preso entre seus dentes, usado para afastar os adversários.

5-      Bossaball: É um jogo de bola entre duas equipes que combina futebol, futsal, ginástica, vôlei e capoeira. A superfície da quadra é um colchão inflável e duas camas separadas por uma rede.
O objetivo do Bossaball é conseguir que cada equipe faça a bola cair no campo adversário. Cada equipe tem direito a no máximo oito toques para passar a bola para o campo adversário. Geralmente as jogadas são planejadas para posicionar melhor a bola para o jogador sobre a cama elástica, para que esse faça uma jogada mais trabalhada. A bola pode tocar em qualquer parte do corpo do jogador, porém, só uma vez com a mão ou duas vezes consecutivas com os pés ou com a cabeça.


6-      Corrida do Queijo: é um evento anual realizado no mês de maio em Cooper's Hill, perto de Cheltenham e Gloucester. Na região de Cotswolds, na Inglaterra. Foi tradicionalmente feita pelo e para o povo de Brockworth, um vilarejo local, mas têm participado pessoas do mundo todo.
Em cada evento, realizam-se diversas corridas. Do alto da colina em que ocorre o evento, são lançados sucessivamente diversos queijos de Gloucester, em formato redondo (um por cada corrida), por um convidado. Os queijos descem a colina rolando e os concorrentes precisam então descer o monte a correr para os alcançarem. A primeira pessoa a chegar à linha da chegada na parte de baixo da colina ganha o queijo. Teoricamente, os concorrentes deveriam tentar apanhar o queijo, mas como esta parte com avanço e pode alcançar velocidades de cerca de 110 km/h (o suficiente para derrubar e ferir espectadores, como aconteceu em 1997), isso raramente acontece. (Isso na maioria das vezes acontece com a corrida de panquecas).

Criado por:
Caio Santos Marques Silva
Thaissa Gabriela Costa Santos
Thiago Douglas Costa Matos

Referências: