Musas- Mulheres que motivaram as artes

Uma vez destacado que as relações de poder são desde as relações entre homens e mulheres, é importante salientar uma perspectiva onde as representações de gênero são construídas socialmente, através dos papéis destinados aos homens e mulheres.

Um dos principais objetivos é compreender como as mulheres se inseriam no mundo da pintura no período do barroco e as formas de como são encontradas por elas para poderem entrecruzarem as fronteiras de gênero.

A problemática central está associada ás formas de construção e dos discursos que negam ou omitem as produções femininas no campo da pintura e legitimação na sociedade associado entre os períodos XVI e XVII.

A análise de obras de Artemísia Gentileschi denuncia sua presença, enquanto musa inspirado, mas sim como mulher que pintava como um homem. Agnatti e Torres enfatizam, assim como outras suas colegas, que podemos citar Lavínia Fontana e Sofonisba Anguissola, como Artemissa foi esquecida e ignorada por séculos enquanto, mulher caiu sobre ela o silêncio de uma história da Arte toda ao masculino.

Componentes- Djéssica, Thamyres e Vagner.